Skip to main content

Etnografia alentejana. Como o povo reza

Autores

Tipología
Paper
Journal title

Arquivo de Beja

Year
1947
Volumen
IV
Número
3-4
Páginas
300-319
Synopsis

[Resumo extraido da fonte]

Posto isto à maneira de preámbulo, prosseguiremos o trabalho já iniciado e no qual vimos recolhendo numerosas crenças e supertições populares - Rezas e Benzeduras, onde a par de numerosos ensalmos e medievos formulários de medicina caseira, se incluem "orações" propiciatórias para os mais variados fins. 

As que seguem e que podem muito bem enquadrar-se no capítulo "Como o povo reza", de que já nos ocupámos, constituem uma prova evidente de que o nosso Alentejo viveu, otrora, vida intensametne cristã. E, se dela se afastou, o Povo não perdeu contudo, a sua fé. Temos do facto muitos testemunhos, fácilmente visíveis aos olhos de quem perscruta a alma popular. Não será uma fe esclarecida e, por isso, roça com lamentável frequência, a raia da superstição...

Daqui ser o esclarecimento adecuado dessa fé, ao que nos parece, a principal missão do sacerdote junto do nosso povo, para que possa combater, eficazmente, a superstição, ainda tão arreigada na alma popular, e trazer de novo o Alentejo à pratica da Religião. 

Muitas das Rezas hoje publicadas foram-no já no livro que recentemente editamos -Rezas e benzeduras populares. Contudo, e porque a maioria delas são variantes colhidas em outas localidades do Baixo Alentejo, só vemos vantagens na publicação destoutras, indicando-se em seguida as povoações em que foram ouvidas -o que não fizemos no primeiro caso por deficiância de alguns registos. 

Language
Geographic Area

PORTUGALBEJAMoura

Last modified
09/27/2021 - 20:20