Skip to main content

Texto campanha (português)

O projeto FRONTESPO nasceu em 2015 com o objetivo de documentar a cultura do território fronteiriço entre Espanha e Portugal. No site https://www.frontespo.org podem consultar-se alguns dos recursos que fomos compilando ao longo destes anos (corpus oral, bibliografia multidisciplinar, tesouro léxico, etc.), sempre em constante atualização e disponíveis de forma gratuita e sem necessidade de registo.

Como parte das nossas investigações, desenvolvemos uma série de questionários online, que podem ser respondidos facilmente a partir de um computador ou de um telemóvel. Dirigem-se a pessoas maiores de 18 anos que sejam naturais de alguma localidade situada a menos de 20 km da linha de fronteira (ainda que atualmente vivam noutro local).

Os questionários 1 e 2 pedem que os informantes gravem o seu testemunho (em áudio ou em vídeo) sobre o modo de vida na Raia, tanto antigamente como na atualidade, com duração livre: histórias do contrabando, festas, tradições…

No questionário 3 solicita-se que os informantes digam os nomes de diferentes seres vivos e objetos do quotidiano, observando uma série de imagens. Além dos nomes atuais, é muito interessante que expliquem se as pessoas mais velhas utilizavam outras denominações.

Finalmente, o questionário 4 pede respostas breves a uma série de situações do dia a dia (o que faz num dia normal? como se cozinha um prato típico?…).

Seria ideal que respondessem a todos os questionários, mas podem fazê-lo apenas a alguns deles (agradeceríamos, em todo o caso, que priorizassem o 3 e o 4).

O texto dos questionários está disponível em espanhol e em português, mas devem ser respondidos na língua habitual da pessoa (espanhol, galego, português, mirandês…). É fundamental que se responda de modo natural, na mesma língua e variedade que se utiliza habitualmente em casa, como se estivessem com alguém da família ou com uma pessoa próxima.

Agradeceríamos muito que, na medida das possibilidades, colaborassem connosco, completando tantos questionários quanto possível. Também seria muito útil que ajudassem a responder pessoas mais velhas que possam ter alguma dificuldade com a tecnologia. Por exemplo, crianças e jovens poderiam conversar com os mais velhos a propósito destes questionários e, assim, fomentar o diálogo intergeracional. Naturalmente, também seria de grande ajuda que divulgassem a iniciativa nas suas redes.

Para além da publicação que for feita no site do nosso projeto, comprometemo-nos a enviar todas as gravações que nos solicite uma associação, escola, família, etc., para que possam ter uma cópia do seu património imaterial e trabalhar com ele como considerem oportuno.

Permanecemos, claro, à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Teríamos também todo o interesse em poder divulgar o vosso trabalho nas redes sociais e em acolher na nossa base de dados qualquer tipo de material que tenham recolhido ou elaborado e que possa ser de interesse para a cultura da Raia.

Esta campanha estará aberta até 30 de junho de 2025, sem possibilidade de prorrogação.

 

INQUÉRITOS

1. Recolha de testemunhos (áudio ou vídeo) sobre a vida na fronteira:

- Inquérito em espanhol: https://survey.phonic.ai/67f63df50ea2de30fabb42f2

- Inquérito em português: https://survey.phonic.ai/67f6735312d341e881fc03fc

 

2. Recolha de testemunhos (áudio ou vídeo) sobre a língua na fronteira e relações com o outro país:

- Inquérito em espanhol: https://survey.phonic.ai/67f65b4012d341e881fc03f5 

- Inquérito em português: https://survey.phonic.ai/67f6626ca72701cff0ee570d

 

3. Questionário de imagens sobre as palavras da Raia

- Inquérito em espanhol: https://survey.phonic.ai/67fb903422b85323c7045da0 

- Inquérito em português: https://survey.phonic.ai/67fb9288a2fe1b0116b31956 

 

4. Questionário sobre situações da vida diária:

- Inquérito em espanhol: https://survey.phonic.ai/67fad62d7f9608a9d3ab2801 

- Inquérito em português: https://survey.phonic.ai/67fb5c08f7c2f3454196250e 

 

CARTAZ EM JPG