Pasar al contenido principal

Subsídios documentais para a história de Olivença. Militares oliventinos assistidos no Hospital da Misericórdia de Vila Viçosa (1770-1807)

Autores

Tipología
Actas de congreso
Título del volumen

Primeras Jornadas Ibéricas de Investigadores en Ciencias Humanas y Sociales: Encuentros/Encontros de Ajuda, Olivenza 18-19-20 octubre 1985): acta, ponencias y comunicaciones

Localidad
Badajoz
Editorial
Diputación Provincial
Año
1987
Páginas
689-715
ISBN
84-505-5956-1
Sinopsis de contenido

[Resumo extraído da fonte] 

A nossa pesquisa baseia-se na recente descoberta que fizemos de uma série de registos de entradas e saídas de doentes militares do Hospital Real de Vila Viçosa sob adminitração da Santa Casa da Misericórdia desta vila alentejana, acontecendo que a maior parte deles era oriunda dos regimentos aquartelados em Olivença entretanto, como o compreendemos, com algumas companhias destacadas na vila ducal. Abrangem un largo período de 37 anos, exactamente desde Janeiro de 1770 até Setembro de 1807. Nem antes nem depois destes limites cronológicos encontrámos, em livros ou cadernos do mismo título, quaisquer outros registos de militares. Trata-se, pois, -assim julgamos- de fontes informativas de maior interesse para a história de Olivença e suas relações com Vila Viçosa, compartilhando, aliás, sempre em boa vizinhança, ambos os povos muitas glórias e vicissitudes comuns, dando-se as mãos no mesmo empenho de defesa de valores históricos e culturais da alentejana pátria igual de seis séculos. 

Lengua
Área geográfica
Última modificación
17/07/2022 - 13:18