Pasar al contenido principal

Resumo da Sagrada Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

Autores

Tipología
Libro
Localidad
Lisboa
Editorial
Apenas Livros
Año
2005
Páginas
52
ISBN
989-618-037-7
Sinopsis de contenido

[Resumo proveniente da fonte]

Deste Auto encontram-se no CEAMM sete cópias, todas dactilografadas. Estas cópias, nem todas completas, poderão não ser reproduções umas das outras. Porém, esse trabalho comparativo ainda não foi feito.

Este “colóquio”, juntamente com o Auto da Paixão, parece ter sido aquele que mereceu uma maior atenção da parte do investigador António Mourinho, a julgar pelo vasto conjunto de notas, manuscritas outras dactilografadas que se encontram no seu espólio1 . Numa destas notas manuscritas, que se encontra numa pequena folha solta, pode ler-se: “Habent sua fata libelli, já diziam os romanos. É verdade e o fado deste documento (?) levou-o do Bairro de Alfama para a Terra de Miranda […] a ninguém, seus caminhos e sua história.”

Nenhuma das versões existentes no CEAMM indica um autor. O texto, escrito em português clássico e cuidado, remete-nos para os autores da chamada “escola vicentina”. Ora, as listas deste teatro indicam-nos um Auto da Ressurreição de Cristo, escrito por António Pires Gonge, diácono e escritor dramático, que viveu no fim do século XVI e início do século XVII, mas cujos textos não chegaram até nós. Será ele o autor deste auto? É bem possível que sim. Contudo, a nossa versão tem já muitos acrescentos que lhe foram sendo feitos, como é costume no Teatro Popular Mirandês pelos diferentes “regradores”. Como se poderá constatar pela edição interpretativa, são muitos os mirandesismos, assim como as formas do falar transmontano. No texto que aqui se apresenta, oriundo de Sendim, é bem provável que tenha havido acrescentos da autoria de regradores locais, muitos deles reveladores de um grande conhecimento da história bíblica.

Lengua
Área geográfica
Última modificación
16/04/2021 - 21:56