Pasar al contenido principal

Relatório sobre as ruínas romanas descobertas junto da povoação de Castro de Avelãs no mêz de Fevereiro de 1887 e sobre o reconhecimento que nas referidas ruínas fez José Henriques Pinheiro por conta da Sociedade Martins Sarmento

Tipología
Artículo de revista
Título de la revista

Revista de Guimarães

Año
1888
Volumen
5
Número
2
Páginas
71-96
Sinopsis de contenido

[Resumo proveniente da fonte]

Esta situada a povoação de Castro d'Avellãs a quatro kilometros ao poente de Bragança, n'um formosissimo valle, á beira da ribeira de Grandaes. Tem actualmente vinte e seis fogos, que se emprazaram em terrenos que perteneceram ao extincto mosteiro de S. Salvador. Este mosteiro era de monges benedictinos e foi fundado, segundo dizem, por S. Fructuoso no anno de 667. Perteneciam-lhe terras e coutos em que entrava Bragança, ou antes Bemquerença, e que despois foram permutadas com el rei D. Sancho. Na herdade de Bemquerença mandou aquelle monarcha edificar a villa do mesmo nome, sendo só mais tarde que appareceu o de Bragança. O D. Abadde tinha poderes prelaticios, e a sua jurisdicção estendia-se á villa e a todas as suas dependencias, nomeando e dando investidura aos magistrados publicos. 

Foi tambem famoso aquelle mosteiro pela hospedagem que n'elle fez D. Alam á filha do rei d'Armenia, que ia em romaria a S. Thiago, a qual raptou, e d'elle procedem illustres familias, a crêrmos em Francisco Ribeiro de Sampaio na sua Memoria sobre os monumentos lapidares de Castro d'Avellãs. Foi extincto por D. João III e com suas pinguissimas rendas foi fundada por este monarcha a Sé de Miranda no anno de 1554.

Lengua
Área geográfica
Última modificación
24/04/2021 - 16:54