Pasar al contenido principal

Relações luso-castelhanas no século XV

Autores

Tipología
Actas de congreso
Título del volumen

Actas III Jornadas Hispano-portuguesas de Historia Medieval. La Península Ibérica en la Era de los Descubrimientos (1391-1492)

Localidad
Sevilla
Editorial
Consejería de Cultura. Junta de Andalucía
Año
1992
Páginas
1717-1734
ISBN
84-86944-93-7
Sinopsis de contenido

[Resumo proveniente da fonte]

O tema das relações luso-castelhanas, cujo estudo, em décadas anteriores, incidiu, essencialmente, nos aspectos políticos, diplomáticos e militares não obstante, mais recentemente, ter visto o ámbito da sua investigação alargado a outros dominios, como, inclusive, demonstram as Actas das II Jomadas Luso Espanholas de História Medieval, está ainda longe de se poder considerar esgotado, facto que poderá constituir um estímulo á prossecução do seu aprofundamento. Pela nossa parte, além de termos oferecidos alguns contributos sectoriais, traduzidos em mais de uma dúzia de intervenções, já publicadas, contamos entre os nossos projectos de trabalho, relacionados com esta temática, dois de indiscutível importáncia para a compreensão do relacionamento de instituições e populações fronteiriças do Norte de Portugal e da Galiza, nos séculos XII-XIV. Referimo-nos á publicação do Cartulário de Fiães, também conhecido por Livro das datas, já transcrito e em fase de revisão, e as Confirmações da diocese de Tui, iniciadas em meados do século XIV. Concretizando melhor os nossos projectos, podemos adiantar que se trata de dois códices imprescindíveis para se conhecer, com segurança, além de muitos outros aspectos de foro meramente eclesiástico, pormenores do relacionamento entre as populações minhotas, sitas de ambos os lados do caudaloso rio Minho, que não conseguia separá-las.

ÍNDICE: 1. Introdução | 2. Relações de Estado | 3. Reflexos na Administração militar do Reino | 4. Relações luso-castelhanas no quotidiano das populações fronteriças | 5. Conclusão

Lengua
Área geográfica
Última modificación
24/04/2021 - 18:02