Pasar al contenido principal

O habitat romano da Fonte do Sapo. Penas Roias, Mogadouro

Tipología
Artículo de revista
Título de la revista

Cadernos de Arqueologia

Año
1984
Volumen
2.ª série
Número
1
Páginas
143-147
Sinopsis de contenido

[Resumo extraido da fonte]

Em 1979 quando se surribava a vertente Norte de uma colina próxima da povoação de Penas Roias, foram revolvidos e trazidos à superfície pela máquina diversos elementos arquitectónicos, fustes, bases de coluna, capitéis, pedra aparelhada e múltiplos fragmentos de cerâmica.

O proprietário do terreno, cujo topónimo é "Fonte do Sapo", impressionado pelos achados mandou parar os trabalhos em curso e comunicou a descoberta a diversas entidades. Anos volvidos, e sem que desde então tivesse sido tomada qualquer medida, o referido proprietário abordou um dos autores que, após visita ao local e verificando o interesse do sítio, procurou desenvolver esfroços no sentido de aí serem realizados trabalhos, uma vez que era intenção do proprietário proceder ao plantio de vinha, ficando assim a área definitivamente vedada à arqueologia. 

Foi neste contexto que se apresentou ou I. P. P. C. um projecto de sondagens de emergência, a realizar en 1981, com vistas a reconhecer o interesse arqueológico do terreno. 

Os resultados obtidos justificaram novos trabalhos de campo em 1982 após o que se deu por concluída a intervenção neste sítio arqueológico.

Lengua
Área geográfica
Última modificación
20/05/2021 - 14:01