Pasar al contenido principal

O abrigo gravado com arte esquemática da Solhapa (Duas Igrejas-Miranda do Douro)

Tipología
Artículo de revista
Título de la revista

Trabalhos de Antropologia e Etnologia

Año
1986
Volumen
XXVI
Número
1-4
Páginas
129-142
Sinopsis de contenido

[Resumo extraido da fonte]

O abrigo rupestre da Solhapa (ou da Malrasca) é um Imóvel de Interesse Público, classificado pelo Decreto n. 0 28/82 de 26-2 (1). Situa-se na freguesia de Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro e distrito de Bragança.

Este abrigo já era conhecido como estação com arte rupestre esquemática por A. M. Mourinho desde 1955. E, foi mercê da publicação que aquele investigador fez em 1972 (Mourinho, 1972) que a Solhapa passou a ser considerada como um dos mais importantes locais com arte esquemática do Leste de Trás-os-Montes, sendo frequentemente citado nas publicações arqueológicas que a este tema interessam, e visitado amiúde por investigadores e turistas. Convém no entanto não esquecer que, se ainda hoje podemos estudar e admirar este belo abrigo, isso deve-se à pronta acção de salvamento que A. Mourinho empreendeu ao adquirir, por compra e em nome do grupo cultural «Ressurgimento Mirandês», a área da Solhapa. Tal acção evitou o avanço dos pedreiros que, na altura (por volta de 1955), já haviam talhado as duas fragas contíguas, situadas a NE. 

Só em 1977 foi pedida à Junta Nacional da Educação a sua classificação a qual se traduziu no Decreto já citado.

A publicação que agora fazemos pretende, essencialmente, ser um complemento à anterior pois que naquela, dados os exíguos meios de trabalho de que o autor dispôs, não figura o levantamento completo das gravuras ou mesmo qualquer desenho do abrigo que indique a posição relativa dos diferentes painéis. E, como estas insuficiências no conhecimento arqueológico do abrigo nos vinham impedindo a sua abordagem específica e a sua integração na Pré-história recente no Planalto Mirandês, que intentamos definir, resolvemos proceder ao desenho integral e descrição das suas gravuras (2).

Lengua
Área geográfica
Última modificación
28/05/2021 - 18:13