Pasar al contenido principal

Gibraltar e Olivença. Apontamentos para a História da Usurpação destas duas Praças

Tipología
Libro
Localidad
Lisboa
Editorial
Typographia da Nação
Año
1863
Páginas
24
Sinopsis de contenido

[Resumo extraído da fonte]

Um sentimento patriotico, unicamente, me suscitou a idéa de colligir algumas noticias historicas acêrca da nossa querida Olivença, que a nação hispanhola senhorêa, ha feito sessenta e um annos, contra todos os principios de direito e de justiça.

Longe de mim, porém, o pensamento de com isto pretender de algum modo menoscabar essa nobre nação, que verdadeiramente admiro e respeito, quer apreciando sua passada grandeza, quer sua civilização presente contemplando. 

Assim como tenho sempre pugnado na imprensa pela independencia da terra portugueza todas as vezes que algum rumor de iberismo se tem manifestado, do mesmo modo, apesar dos meus mingoados recursos, começo hoje a combater por uma causa de alto interesse e pundonor para a nossa patria, esperando ser ajudado neste empenho por todos os portuguezes dignos ainda deste honrado nome. 

A todos pois me dirijo, porque no coração de todos desejo reverdecer este sentimento, que é força alimentar e fortalecer até vêl-o florir e fructificar. 

Para que se me não possa attribuir algum reservado intento nesta iniciativa que tomo relativamente á manifestação do direito da corôa portugueza á praça de Olivença, vou em seguida transcrever um protesto, a que ha perto de dois annos dei publicidade, a fim de que se fique sabendo qual tem sido a respeito de questões patrioticas o meu constante voto.

Lengua
Área geográfica
Última modificación
12/09/2021 - 13:14