Pasar al contenido principal

De Miranda a Bragança: arquitectura religiosa de função paroquial na época moderna

Tipología
Tesis
Universidad
Universidade do Porto
Año de finalización
2001
Año
2001
Páginas
3 vols.
Sinopsis de contenido

[Resumen extraído de la fuente original]

Uma conjuntura interna favorável e uma persistente acção diplomática permitiram que D. João III obtivesse a anuência da Santa Sé (1545) para a criação da diocese de Miranda do Douro. Territórios pertencentes à jurisdição dos arcebispos de Braga seriam agregados à nova circunscrição eclesiástica. A sede da nova diocese implantava-se na região fronteiriça do nordeste transmontano, caracterizada, entre outros aspectos, pela ocorrência de núcleos populacionais de pequena dimensão. Por sua vez, o trabalho da terra e a criação de gado, enquanto actividades económicas principais, disponibilizavam a maior parte dos rendimentos que garantiam o sustento dos moradores.

O estatuto de sede episcopal implicou a edificação a fundamentis de uma igreja catedral. Numa fase inicial, a sua construção reflectiu as debilidades da economia regional, a posição periférica relativamente aos principais centros urbanos e, no plano artístico, o confronto e hesitações entre as orientações decalcadas de práticas medievais e as fórmulas inovadoras que se filiavam no movimento cultural que, com berço na Itália, mostrava grande interesse pela revitalização do legado greco-romano. Mas a lentidão dos trabalhos permitiu que a obra fosse tocada pela crescente influência de uma estética que fazia da severidade de linhas, dos planos lisos e da desornamentação o essencial do seu programa.

Com a aplicação das orientações tridentinas, as capelas maiores, transformaram-se em espaços de centralização da espiritualidade enquanto o culto tendia a associar-se a um cerimonial mais complexo e aparatoso. A par com as encomendas de máquinas retabulares recamadas de ouro e de pintura para a colocação das devoções, também se convocavam os ofícios relacionados com a execução de alfaias e paramentos, cada vez mais ricos e exuberantes. Ao mesmo tempo, acentuava-se a importância do espaço. Todavia, na Sé de Miranda do Douro, só em meados do século XVIII se reuniram as condições para se poder ampliar a área da cabeceira. Pouco tempo depois, em resultado de um acidente no paiol da guarnição militar e da invasão castelhana, a cidade seria parcialmente destruída e a sede diocesana transferida para Bragança.

Entre as disposições aprovadas em Trento contavam-se as que impunham aos bispos a obrigatoriedade de permanecerem nas respectivas dioceses e ainda o reconhecimento da importância da formação dos clérigos. Neste sentido, foi dado relevo ao edifício que se construiu em Miranda do Douro para residência episcopal, o qual também compreendia uma área funcional para os aposentos e salas de aula dos seminaristas.

As igrejas com funções paroquiais estavam longe de ostentarem a monumentalidade apresentada pela catedral, verificando-se mesmo a ocorrência de construções religiosas que além de, interior e exteriormente, mostrarem grande pobreza ornamental eram de pequena dimensão e, por isso, insuficientes para acolherem a totalidade dos fiéis. A estes competia em regra o pagamento das obras realizadas no corpo da igreja. Já as intervenções nas cabeceiras, com frequência, respeitavam a privilegiados, eclesiásticos ou não, em resultado de direitos que lhes tinham sido concedidos e que se relacionavam com a participação nos rendimentos da igreja.

Estudou-se a importância das planimetrias, constatando-se a preferência que, de forma avassaladora, se concedeu aos formatos rectangulares, geralmente estruturados numa única nave. Contudo, não se descurou o estudo das igrejas que apresentam uma organização do espaço com duas ou três naves. Dando-se atenção aos elementos do plano da construção, atentou-se de modo particular na importância e no forte simbolismo dos portais que solenizam os frontispícios dos templos. Destes, delinear-se-ia uma tipologia que também englobava os poucos casos de fachadas cegas, caracterizadas pela ausência de vãos de entrada nos paramentos principais.

Em todo o caso, seriam os portais principais a condensarem a quase totalidade do investimento decorativo exterior. Independentemente da qualidade formal dos reportórios arquitectónico e decorativo, essa prática não abrangia nem os paramentos exteriores nem as aberturas de iluminação. Porém, no interior, a talha conjugada com a pintura de caixotões ou de perspectiva - o recurso a revestimentos azulejares é esporádico - assinala um vivo contraste com a desornamentação das superfícies parietais.

Servindo para alçar sinos, as torres e campanários configuram-se como estruturas marcantes e de grande influência na modelação volumétrica das igrejas paroquiais. No nosso país, a catedral de Miranda assinala o regresso das duas torres às fachadas. No entanto, na diocese são os campanários que, ao definirem uma vontade ascencional e sentido místico, tendem a contrariar o cunho longitudinal da maioria das construções sacras. O ensaio da seriação tipológica destes elementos determinou a análise de soluções que os complementavam como foram as modalidades de acesso aos sinos.

Relativamente à construção, evidenciaram-se aspectos de natureza técnica e jurídica, os quais foram matéria de um desenvolvimento analítico de processos relacionados com a arrematação de obras. Tais formalidades, ao reportarem-se aos ofícios de pedraria, madeiras, pintura e douramento, colocavam em destaque diversos níveis de interesses específicos, sendo de referir os relacionados com os materiais e com os procedimentos construtivos.

Finalmente, verificando-se nas zonas rurais o afastamento das paroquiais relativamente aos aglomerados, explicitaram-se as razões da sua mudança e anotou-se a tendência para se construírem novas igrejas matriciais na proximidade ou até no perímetro das povoações.

Notas

Tese de doutoramento em História da Arte.

Lengua
Área geográfica
Palabras clave
Última modificación
02/08/2019 - 14:23