Pasar al contenido principal

Algumas considerações a propósito da documentação existente em Barcelona respeitante à Ordem de Avis: sua contribuição para um melhor conhecimento dos grupos de pressão em Portugal em meados do século XV

Autores

Tipología
Artículo de revista
Título de la revista

Revista da Faculdade Letras. História

Año
1984
Volumen
2.ª série
Número
I
Páginas
19-56
Sinopsis de contenido

[Resumo extraído da fonte]

Quando investigámos em Barcelona, há alguns anos, a presença portuguesa na revolta catalã contra João II de Aragão (1464-1466), tivemos oportunidade de proceder ao levantamento de numerosa documentação com interesse para a história portuguesa quatrocentista. Grande parte dessa documentação foi então utilizada na elaboração do trabalho dedicado ao Condestável D. Pedro de Portugal, recentemente publicado. Outra foi protelada para ocasião posterior, esperando oportunidade para ser estudada monográficamente, como a que foi aproveitada para preparar o trabalho dedicado ao corno e ao comérico português no Mediterrâneo Ocidental, publicado en 1978. Esperamos poder dar à estampa, num prazo curto, a publicação integral da documentação de carácter financiero relativa ao governo português na Catalunha, entre 1464-1466.

No estudo já referido sobre o Condestável D. Pedro, a documentação relativa à Ordem de Avis foi aproveitada de forma parcial e necessariamente breve. Neste momento, estamos especialmente interessados no estudo sistemático das fontes existentes para a história desta Orden Militar, embora reconheçamos que este projeto, pelas suas dimensões, terá de ser elaborado de forma paulatina, através de sucessivas monografias dedicadas a pontos concretos. 

No caso presente, propomo-nos utilizar fundamentalmente um determinado núcleo de documentos: aqueles que, existentes no Arquivo da Coroa de Aragão, se relacionam com a Ordem de Avis. Trata-se de documentação dispersa que pode servir de ponto de partida para um melhor conhecimento de determinados aspectos, não só da citada Ordem, como também da política e da sociedade portuguesa de meados do século XV.

Lengua
Área geográfica
Última modificación
23/01/2022 - 11:00