Geografias emocionais e solidariedades inter-geracionais em contextos festivos: o caso das festas patronais de Ficalho e Rosal de la Frontera

Autores

Simões, Dulce (Autor)
Tipología: 
Trabajo inédito
Año: 
2014
Páginas: 
6
Sinopsis de contenido: 

[Resumo proveniente da fonte]

As festas são espaços de encontro e identificação, com capacidade de estimular imaginários e representações culturais que se transformam em lugares, no sentido existencial e fenomenológico do termo. A espacialidade das emoções, o sentimento e o afecto permitem compreender a interação entre as pessoas e os lugares, por meio da memória coletiva e de rituais e símbolos que atribuem sentido e significado à vida das comunidades. Nesta comunicação, trago ao debate as geografias emocionais e as solidariedades intergeracionais num espaço rural e fronteiriço, tomando como objectos empíricos as festas patronais de Vila Verde de Ficalho (Baixo Alentejo) e Rosal de la Frontera (Andaluzia). Palavras chave: fronteira luso-espanhola, relações fronteiriças; festividades; geografias emocionais.

Notas: 

XIV Colóquio Ibérico de Geografia / XIV Coloquio Ibérico de Geografía. 11-14 novembro de 2014 / 11-14 noviembre de 2014. Departamento de Geografia, Universidade do Minho.

Lengua: 
Última modificación: 
02/08/2019 - 14:24